Conteúdo

VÍDEOS

OUTROS CONTEÚDOS

Comece pelo problema e não pela solução

Vamos propor uma solução?
Sim, mas antes temos que entender muito bem o problema!

Pois é… como muitos Designers Gráficos que migram para UX/UI, eu me sentia movido pela vontade de criar interfaces incríveis e desejáveis.

Ao me aprofundar na área, comecei a entender que tinha muito mais ali para ser explorado e o melhor de tudo, que poderia ser mais interessante do que eu imaginava.

Matriz CSD

Antes de sairmos pesquisando desesperadamente, que tal darmos uma respirada e fazermos um exercício para entender o que de fato precisamos investigar?

Uma ferramenta simples e poderosa é a Matriz CSD, que consiste em relacionar:

– O que sabemos (Certezas)
– O que achamos que sabemos (Suposições)
– O que não sabemos (Dúvidas)

Soft Skills x Hard Skills

Dois termos que hoje escutamos muito no dia-a-dia da carreira na área de tecnologia são: Soft Skills e Hard Skills.

Trazendo pro português e de forma simples e direta, se referem a Habilidades Comportamentais e Habilidades Técnicas.

Mas iaí? Por tecnologia (Desenvolvimento / Qualidade / Design / Dentre outros), ser uma área tão técnica, precisamos nos preocupar tanto com o lado SOFT/COMPORTAMENTAL da coisa?

Acessibilidade

Pois é… vou reviver essa campanha importantíssima sobre acessibilidade, criada pela talentosa Karwai Pun e veiculada pelo UK Home Office em 2016.

Um tema que ainda precisa de muito empenho, estudo e divulgação, para alcançarmos maturidade no assunto.

Fico feliz em ver designers brazucas se dedicando e sendo referência na área, como Marcelo Sales, que tem diversos projetos relevantes sobre essa questão e foi responsável pela tradução desse material.

Prototipação

Quando falamos em protótipo, na maioria das vezes se imagina aquele cenário visual bem próximo da realidade.

Porém é importante salientar que existem vários níveis e possibilidades de prototipação, indo do mais simples ao mais complexo. A ideia aqui é testar, visualizar erros e possíveis melhorias o quanto antes, evitando desperdício de tempo, trabalho e consequentemente dinheiro.

Design Critique

Design Critique (em português “Crítica de Design”) é uma dinâmica muito importante, e eu ousaria dizer indispensável, para quem lida com UX/UI | Product Design.

Como diversos processos da área de Design, não existe uma fórmula mágica, então a maneira como acontece pode variar de projeto para projeto, mas o objetivo geral é o mesmo:

Apresentar telas/fluxos para outros colegas de time/empresa, a fim de colher feedbacks…

LGPD – Qual o nosso papel nessa história?

Pois é, hoje tive a oportunidade de dividir com meus colegas (Design e Produto) da Cubos Tecnologia, um pouco da experiência que tive com LGPD em um produto digital.

Um tema desafiador, que de um lado tem o usuário (o qual devemos estar sempre atentos para defender) e do outro o negócio (que também faz parte da nossa responsabilidade, mas muitas vezes ver aplicações da LGPD como fricção para sua conversão).

“Não se considere PAI ou MÃE do design que você criou, prefira ser algo como TIO ou TIA”

Essa é uma metáfora que gosto de usar, desde quando meu foco de trabalho era o design gráfico/branding, antes mesmo de atuar como UX/Product Designer.

E o que isso quer dizer? O que isso tem a ver?

Isso toca em dois pontos bem interessantes da nossa profissão…

Design Review

Em toda relação que se preze uma hora acaba acontecendo uma DR, não é mesmo?

E não podia ser diferente na relação entre designers e desenvolvedores! A internet inclusive está cheia de “memes” que abordam essa relação de “amor & ódio”!

Brincadeiras a parte, a atuação de designers com desenvolvedores deve ser muito saudável e proveitosa para ambos os lados, e consequentemente para o projeto que estejam envolvidos.