VÍDEOS
OUTROS CONTEÚDOS
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Comece pelo problema e não pela solução
Vamos propor uma solução?
Sim, mas antes temos que entender muito bem o problema!
Pois é… como muitos Designers Gráficos que migram para UX/UI, eu me sentia movido pela vontade de criar interfaces incríveis e desejáveis.
Ao me aprofundar na área, comecei a entender que tinha muito mais ali para ser explorado e o melhor de tudo, que poderia ser mais interessante do que eu imaginava.
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Matriz CSD
Antes de sairmos pesquisando desesperadamente, que tal darmos uma respirada e fazermos um exercício para entender o que de fato precisamos investigar?
Uma ferramenta simples e poderosa é a Matriz CSD, que consiste em relacionar:
– O que sabemos (Certezas)
– O que achamos que sabemos (Suposições)
– O que não sabemos (Dúvidas)
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Soft Skills x Hard Skills
Dois termos que hoje escutamos muito no dia-a-dia da carreira na área de tecnologia são: Soft Skills e Hard Skills.
Trazendo pro português e de forma simples e direta, se referem a Habilidades Comportamentais e Habilidades Técnicas.
Mas iaí? Por tecnologia (Desenvolvimento / Qualidade / Design / Dentre outros), ser uma área tão técnica, precisamos nos preocupar tanto com o lado SOFT/COMPORTAMENTAL da coisa?
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Acessibilidade
Pois é… vou reviver essa campanha importantíssima sobre acessibilidade, criada pela talentosa Karwai Pun e veiculada pelo UK Home Office em 2016.
Um tema que ainda precisa de muito empenho, estudo e divulgação, para alcançarmos maturidade no assunto.
Fico feliz em ver designers brazucas se dedicando e sendo referência na área, como Marcelo Sales, que tem diversos projetos relevantes sobre essa questão e foi responsável pela tradução desse material.
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Prototipação
Quando falamos em protótipo, na maioria das vezes se imagina aquele cenário visual bem próximo da realidade.
Porém é importante salientar que existem vários níveis e possibilidades de prototipação, indo do mais simples ao mais complexo. A ideia aqui é testar, visualizar erros e possíveis melhorias o quanto antes, evitando desperdício de tempo, trabalho e consequentemente dinheiro.
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Design Critique
Design Critique (em português “Crítica de Design”) é uma dinâmica muito importante, e eu ousaria dizer indispensável, para quem lida com UX/UI | Product Design.
Como diversos processos da área de Design, não existe uma fórmula mágica, então a maneira como acontece pode variar de projeto para projeto, mas o objetivo geral é o mesmo:
Apresentar telas/fluxos para outros colegas de time/empresa, a fim de colher feedbacks…
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LGPD – Qual o nosso papel nessa história?
Pois é, hoje tive a oportunidade de dividir com meus colegas (Design e Produto) da Cubos Tecnologia, um pouco da experiência que tive com LGPD em um produto digital.
Um tema desafiador, que de um lado tem o usuário (o qual devemos estar sempre atentos para defender) e do outro o negócio (que também faz parte da nossa responsabilidade, mas muitas vezes ver aplicações da LGPD como fricção para sua conversão).
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“Não se considere PAI ou MÃE do design que você criou, prefira ser algo como TIO ou TIA”
Essa é uma metáfora que gosto de usar, desde quando meu foco de trabalho era o design gráfico/branding, antes mesmo de atuar como UX/Product Designer.
E o que isso quer dizer? O que isso tem a ver?
Isso toca em dois pontos bem interessantes da nossa profissão…
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Design Review
Em toda relação que se preze uma hora acaba acontecendo uma DR, não é mesmo?
E não podia ser diferente na relação entre designers e desenvolvedores! A internet inclusive está cheia de “memes” que abordam essa relação de “amor & ódio”!
Brincadeiras a parte, a atuação de designers com desenvolvedores deve ser muito saudável e proveitosa para ambos os lados, e consequentemente para o projeto que estejam envolvidos.